Sindicato Rural de Santiago

Sindicato Rural de Santiago – www.sinsantiago.com.br
A entidade é uma das mais representativas entidades da região, agregando mais de 250 associados (Santiago, Unistalda e Capão do Cipó). No estado sua representante máxima é a FARSUL (Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul).  Nacionalmente é a CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), que o vincula as inúmeras Comissões Nacionais, Representação de Classe, Câmaras Setoriais, Comissões, Comitês, Fóruns e Grupos de Trabalho, além de Alianças e Confederações de âmbito Internacional, onde juntos primam pela defesa dos direitos, reivindicações e interesses de seus Associados, independente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade de cada um, seja lavoura ou pecuária, extrativismo vegetal, pesca ou exploração florestal.
SERVIÇOS:
O Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, através de uma organizada estrutura física e humana oferece aos seus associados os mais variados serviços:Planos de Saúde; Serviços para o Empregador; Cadastro de ITR e IR; Resumos de Blocos de NFP’s; Emissão de Certidões; Salas de Reuniões; Auditório e Salão de Festas; Serviços de Consulta de Crédito no SERASA; apoio aos Núcleos e Associações e divulgação de Linhas de Crédito; Convênio com o CIEE para a contratação de estagiários.Também possui representatividade em diversas comissões e conselhos (Comissão Municipal de Emprego de Santiago, Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do Rio Grande do Sul, Comissão Provisória da Bacia Hidrográfica dos Rios Butí-Icamacuã, Associação Regional Santiaguense de Apicultura, FARG, COMUDE, COMDER, SEBRAE/RS, URI, etc) perante os quais defende os interesses de seus associados.

 

O Sindicato Rural de Santiago ainda promove vários cursos (agricultura, pecuária, silvicultura, aqüicultura, extrativismo, agroindústria, atividades de Apoio Agrossilvipastoril e prestação de serviços), palestras e seminários, para os quais tem o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SEBRAE como seus principais parceiros. O SENAR em Santiago possui sua sede junto ao Sindicato Rural, seus cursos são dirigidos para a formação profissional de produtores e trabalhadores rurais e podem ser solicitados por prefeituras, cooperativas, sindicatos, associações, instituições de ensino. Podendo ser realizados a qualquer tempo e em qualquer local, desde que existam interessados.
Para o produtor rural poder mostrar e comercializar seus produtos o Sindicato Rural organiza uma das maiores Exposições Agropecuária da Região, a Expoagro, que se une a outros dois grandes eventos do município a Fecoarti e o Festival da Música Crioula e juntos passam a denominar-se Exposantiago, evento este que acontece todos os anos em outubro. Em abril, temos a Feira do Terneiro, outro evento tradicional. Além destes eventos também se realiza remates e feiras eventuais.
 
COMO SE ASSOCIAR:
Os produtores rurais que pagarem a Contribuição Sindical – CNA podem vir a associar-se através do preenchimento de uma ficha cadastral padrão, sem custos. Outra forma é através do pagamento de anuidade. Após associarem-se os produtores terão direito a usufruírem de todos os serviços e vantagens, além poder exercer seu direito a voto nas assembléias e eleições.
Piscicultura: Associação dos Piscicultores de Santiago foi fundada em 28/01/2002, conta com 20 associados, realiza reuniões mensais, é apoiada pela Emater, Prefeitura e Sindicato Rural. Abrange uma área de 35h de lâmina d’água, onde são produzidos e comercializados 45 ton/ano, dentre as espécies produzidas destacam-se as carpas, jundiá, pacu, traíra, piava, dourado, surubi e grumatã. A Feira do Peixe que acontece todos os anos na semana que antecede a páscoa e já um evento tradicional em Santiago para a comercialização dos peixes.
Pecuária: Na pecuária destacam-se a produção de bovinos para corte e leite. De acordo com os dados da Inspetoria Veterinária (2014), Santiago, Unistalda e Capão do Cipó, dispõe de 293.892 (duzentos e noventa e três mil, oitocentas e noventa e duas) cabeças de bovinos. Possuem várias cabanhas de destaque, com ótima genética, as quais já foram premiadas em várias exposições nacionais e estaduais (Expointer). Dentre as raças de corte destacam-se as européias como angus, charolês, hereford e devon e as indianas com as raças zebuínas (nelore, tabapuã e brahma), além das sintéticas como brangus e braford,  já no leite as raças, holandesa e jersey, são as mais representativas.
Ovinos: A produção de ovinos vem novamente se destacando, são vários os projetos em andamento, em Santiago destaca-se o Grupo de Criadores de Ovinos que apoiados pelo programa Juntos para Competir (SENAR, SEBRAE e FARSUL) estão buscando incrementar e qualificar a produção de cordeiros e a comercialização de lã através de parcerias, cursos e palestras ligados ao setor. Em 2014 também foi lançado o projeto Pró-Cordeiro, o qual atinge os 3 municípios base, e que visa ampliar a produção de cordeiros através de incentivos e qualificação dos produtores. Também existe um projeto de fomento de uma Agroindústria para fabricação de embutidos. Segundo dados da Inspetoria Veterinária (2014), o rebanho ovino é de 110.309 (cento e dez mil, trezentas e nove) cabeças, englobando os municípios de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó. Dentre as raças destacam-se: Merino, Ideal, Corriedale, Ile de France, Texel e Santa Inês.
Eqüinos: Em se tratado de produção de eqüinos pode-se destacar a raça Crioula como uma das mais representativas, somos pioneiros na criação desta raça dentro do nosso estado, destacam-se várias cabanhas, premiadas em várias exposições, tanto em morfologia como em provas funcionais (Freio de Ouro). Promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos, a Noite do Cavalo Crioulo é destaque durante os dias de realização da Expoagro. Outra raça de destaque é a Quarto de Milha, os municípios base apresentam 7.222 equinos.
Agricultura: Na agricultura a cultura da soja é destaque. Dos 105 mil hectares cultivados com soja o Município de Capão do Cipó cultiva 60.000 e é considerado celeiro de nossa região, Santiago e Unistalda somam 45 mil hectares da cultura. Além da soja, os municípios também cultivam trigo (11.250 ha), milho (8.050 ha), feijão (410 ha) e sementes forrageiras. Em Santiago além dessas culturas cultiva-se em torno de 380 hectares de fumo.
Fonte: IBGE
Fruticultura: AAFRUTIS – Associação de Fruticultores de Santiago, fundada em 2000, conta com 10 associados. O pêssego de mesa é hoje a fruta cultivada pelos associados, a área cultivada é de 30 ha, e está sendo ampliada a cada ano a produção anual é de 450 toneladas. A comercialização é realizada em feiras semanais e anuais, de novembro a janeiro e em redes de supermercados. Existe intenção por parte dos fruticultores de produzir citros e uvas, em função disto está se buscando parcerias e qualificação.

Outras atividades que merecem destaque: apicultura, silvicultura, olericultura, suinocultura e produção de ovos e avestruz.

SANTIAGO – RS
Localização Geográfica
Longitude: 54º31’32”
Latitude: 29º09’50”; 410 m acima do nível do mar.
Relevo: Plano, suavemente ondulado 57%; Fortemente ondulado 40%; Montanhosos 3%.
Tipos de Solos: Guassupi (68,65%), Cruz Alta (13,07%), Julio de Castilhos (7,37%), Associação Pedregal, Escobar e Afloramento de Rocha (4%), Associação Ciríaco e Charrua (3,57%), Santo Ângelo (2%) e São Pedro (0,43%).
Cobertura Vegetal: Predominantemente gramíneas, a mais representativa: Paspalum notatum (grama forquilha), com presença de algumas leguminosas com: Desmodium canum (Pega-pega) e Trifolium pratence L. (Trevo dos prados);
Clima: Subtropical úmido.
Temperatura média anual: 17,9º C
Bacias hidrográfica: Bacia do Ibicuí – Formada pelos rios Itu, Curuçu, Jaguari e Rosário (tendo como seu afluente o Pilão d’água) e Bacia do Icamacuã – formada pelos rios Taquarembó, Icamaquazinho e Itacurubi.
Distâncias Santiago de: Porto Alegre = 440 km; Santa Maria = 150 km; Rivera (Uruguai) = 240 km; Posadas, Missiones (Argentina) = 320 km.
População: 50.000
Área atual: 2.411,30 km²

Taís Cristiane Knorst

Fone: 

(55) 9957-7157 – Particular

(55) 3251-2122 – (55) 9710-1915 – Sindicato Rural de Santiago, Unistalda e Capão do Cipó
E-mail: taisknorst@hotmail.com 
ou sinsantiago@sinsantiago.com.br

Felicidade e Paz