UNISINOS REALIZA VISITAS TÉCNICAS EM SANTIAGO COM FOCO NA GESTÃO MUNICIPAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Na semana anterior, a Agência de Desenvolvimento de Santiago e a empresa Jet Towers receberam representantes da Unisinos que começaram a desenvolver uma pesquisa no município de Santiago a partir do doutorado acadêmico de inovação – CNPQ, sobre coordenação e orientação do professor Carlos Alberto Mendes Morais e a doutoranda Joice Pinho Maciel.

A referida tese de doutorado tem como eixo principal a gestão municipal de resíduos sólidos urbanos de um sistema linear a um sistema integrado circular. Neste primeiro momento estão sendo levantados os dados culturais e socioeconômicos, as experiências já realizadas quanto ao gerenciamento de resíduos, coleta seletiva, compostagem, resíduos da construção civil e sua destinação.

Foram realizadas diversas reuniões e visitas técnicas durante os três dias de trabalho, sendo na prefeitura municipal de Jaguari, em Santiago: secretaria municipal de meio ambiente, secretaria municipal de educação e cultura, ao laboratório tecnologia da construção da URI Campus Santiago, ao centro de Triagem e Transbordo instalado no município de Santiago e a área para recicláveis mantida pela Associação dos Recicladores Profetas da Ecologia de Santiago, situada no distrito industrial.

Segundo a doutoranda, o objetivo do trabalho é de propor soluções para a redução significativa do volume de resíduos destinados a aterros sanitários e, a partir da realidade dos municípios da região integrar novas práticas de circularidade.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *